Em novembro de 2014, o site Carga de Trabalhos apresentou uma oferta de emprego na área do marketing e comunicação, publicada pela Publigest. Prometia «remuneração acima da média». No segundo dia de 2015, a mesma oferta foi divulgada no Net-Empregos mas, desta vez, estava assinada com o nome Publiprime. As duas entidades têm a mesma morada, na Maia.
Aqui fica o testemunho de uma das pessoas que foram entrevistadas para o cargo:
«Há dias respondi a um anúncio da Publigest, uma empresa que se diz nova no mercado mas com um conceito inovador. O cargo era de account, ou seja, angariador de clientes para projetos de comunicação. Eis as condições que me foram apresentadas: durante três meses iria trabalhar à “experiência” sem ordenado base, sem contrato, sem passar recibo verde e sem carro de serviço. Apenas teria direito a uma comissão de 10% por cada cliente que angariasse (mais tarde, falaram-me em 30%). No final, mediante os resultados, poderiam oferecer-me um contrato.
A pessoa que me entrevistou ainda teve a lata de acrescentar que qualquer negócio que fosse angariado seria muito proveitoso para mim no futuro, pois ficaria no meu portefólio.
Como se não bastasse, o objectivo deste account seria conseguir avenças de 100 a 200 euros mensais, junto de pequenas e médias empresas. Fazendo as contas, retiraria de cada business entre 10 e 20 euros por mês. Teria ainda de visitar o cliente e acompanhar o projeto, com todas as despesas às minhas custas. Ou seja, para conseguir um ordenado de 1000 euros, teria de angariar cerca de 100 novos projetos em cada mês.
É de mim ou estão todos a ficar loucos?»
Liliana









